sábado, 31 de julho de 2010

The Runaways aspira por maior audiência


The Runaways é um drama rebelde, trágico e cômico recheado com energia sexual e a espetacular música ‘Love Rock ‘n’ Roll’.
‘Isto não é sobre a libertação das mulheres,’ o empresário de Runaways Kim Fowley rosna assim que ele transforma as garotas em roqueiras, ‘Isto é sobre o libido das mulheres!’.
Nascida na Itália e criada Canadá, a diretora de The Runaways sabe disso. ‘Falei com Joan sobre essas coisas,’ diz Floria Sigismondi, ‘ela realmente queria ter sua própria sexualidade. Na época (1975, quando The Runaways foi criado em Los Angeles) as meninas não faziam isso. Então, para ela, é realmente importante mostrar o que estava acontecendo em sua vida. Ela só queria fazer uma luz brilhar em como sua vida era e como outras pessoas faziam. Então, essa foi realmente a política por trás disso.’

Como um filme, The Runaways estreou esta semana em DVD e Blu-ray. Cada disco é uma edição única e com interessantes, extras limitados. A principal atração está em um comentário que combina a, ainda roqueira Jett com a atriz Kristen Stewart, que a interpreta, e Dakota Fanning , que interpreta sua então amante e companheira de banda Currie. Sigismondi estréia um filme baseado na biografia de Currie, ‘Neon Angel, que a diretora adaptou.
Como muitos filmes inovadores, The Runaways agora tem que encontrar um público maior no entretenimento em casa do que o que ele fizeram nos cinemas. ‘Eu vou ficar animada quando eu na verdade conseguir uma cópia em minhas mãos,’ diz Sigismondi de Los Angeles, onde ela e o marido, o roqueiro Lillian Berlin, do Living Things, mantêm uma casa (eles também têm uma residência em Toronto, onde Sigismondi estudou e praticou artes plásticas e fotografia, depois de crescer em Hamilton). ‘Eu adoro filmes que possuem tudo isso, para mim vai ser muito emocionante ter esse filme como parte da minha coleção.’
Eu recomendo o Blu-ray. Enquanto The Runaways funciona em DVD, o Blu- ray acrescenta um brilho sutil à sua realização estilo guerrilha. Sigismondi supervisionou o vídeo master – essencial para o reforço do filme enquanto comércio doméstico – e melhores shows em alta definição. ‘Estou realmente feliz com a transferência e a cor,’ diz Sigismondi, ‘porque eu tive mais tempo para brincar com isso. Eu fui capaz de realmente entender as coisas.’
The Runaways não parece ter o flash de vídeos de rock famosos que Sigismondi dirigiu para Marilyn Manson, David Bowie e, claro, Living Things. Embora haja momentos em que seus floreios estilísticos aparecem, Sigismondi dirige o filme com uma linha reta.
‘Talvez porque, você sabe, este filme está enraizado na realidade. Eu queria que refletisse esse sentimento, apesar de algumas vezes não ter dado tão certo.’ Ela cita exemplos (veja os você mesmo). ‘Mas eu ainda achava que eles pertenciam ao mundo real, e para mim foi muito importante apenas contar a história e enfatizá-la com muita técnica.’
Pelo contrário, é um estudo do caráter de Jett e Currie. Fanning foi colocada no elenco porque ela tinha aproximadamente a mesma idade que Currie em 1975. Stewart foi escalada – antes do sucesso Twilight– porque Sigismondi a amava no filme de Sean Penn, Into The Wild.
‘No momento em que seu contrato foi assinado e finalizado, foi exatamente o dia em que Twilight estreou’, diz Sigismondi. ‘Eu não sabia nada sobre Twilight. Eu basicamente me apaixonei por ela em Into The Wild, e de conhecê-la. O interessante é que ele (o fenômeno Twilight) foi acontecendo ao mesmo tempo em que estávamos filmando, porque foi algo novo para ela também, e ela é realmente sensata.’

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